top of page

Resenha - Meus Desacontecimentos


A história de Eliane Brum com palavras nos é apresentada nesta obra da autora, publicada pela Arquiepélago Editorial.

Eliane é Jornalista, escritora e documentarista brasileira, publicou sete livros de não ficção e um romance, além de participar de crônicas, contos e ensaios. No verso de Meus Desacontecimentos se apresenta da seguinte maneira:

“Como repórter, escritora e documentarista, Eliane sempre indagou sobre como cada um inventa uma vida, cria sentido para seus dias, com tão pouco. Em Meus Desacontecimentos, conta como ela mesma se arrancou do silêncio para virar narrativa. Nesse itinerário de dentro para dentro, a autora percorre-se com delicadeza, mas sem pudor. Mais do que se revela. Oferece-se ao leitor nua. Quase em sacrifício”.

Bom, não sei vocês, mas só a partir disso eu já fiquei encantada e com vontade de ler.

Seguimos com autora no seu percurso de dentro para dentro, onde ela conta lembranças de sua infância com reflexões e discursos impossíveis de não admirar, de não entrar na história dela e com ela.

Abordando suas dores, suas perdas, sua história ela nos encanta com suas palavras e nos mostra como a escrita e as palavras a salvaram, como ela já se via uma escritora desde muito cedo e como sem as palavras tudo seria tão diferente.

“percebo que o escuro era uma ausência. Uma ausência de palavras. Essa escuridão é minha pré-história. Eu antes da história, eu antes das palavras. Eu caos”.

Foi a primeira obra que li dentro deste projeto de conhecer escritoras brasileiras, e posso afirmar com toda a certeza que comecei muito bem.

Decidi fazer uma resenha curta sem muitos detalhes deste livro tão rico deles porque não quero estragar a experiência de quem está aqui e ainda não leu.

Já admiro Eliane, seu trabalho, sua jornada, e principalmente a sua forma de nos envolver com palavras.

Como leitora classifico este livro com 5 estrelas.



Link do livro com desconto:


15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page