top of page

Resenha - O Peso do Pássaro Morto


Livro de Aline Bei, publicado pela Editora Nos em 2017 é um Romance onde a narradora nos envolve na sua vida, e principalmente nas suas perdas dos 8 aos 52 anos de idade.


Caminhamos e vivenciamos junto com a narradora seu contato com a morte, sua inocência de criança misturada com lágrimas, dor e humor, seu crescimento passando pela adolescência e seu amadurecimento na sua fase adulta.


É realmente incrível como conseguimos perceber apenas pela narrativa seu crescimento como Ser. No início vemos realmente uma criança narrando sua história, e com o decorrer da leitura é bonito o como a escrita vai se desenvolvendo durante o passar da vida da narradora.


Vida essa cheia de morte. Das mais variáveis possíveis. Morte de uma amiga, morte de uma inocência, morte de sonhos e planos, morte de fé, morte do amor que se transformou em dor.


Nos envolvemos quando criança nas suas dúvidas sobre a morte, sobre a fé, sobre bullying. Situações tão difíceis em que podemos ver com a realidade e o olhar de uma criança. Diferente da sua fase de adolescente onde nos divertimos com suas descobertas e sua diversão, e sofremos junto com ela o abuso e a monstruosidade que um ser humano pode ter. Com o passar dos anos conseguimos entender as consequências dos traumas, a solidão interna de engolir o sofrimento e o medo.

Aline e esse seu primeiro livro ganharam o Prêmio São Paulo de Literatura no ano de 2018. A autora nascida em São Paulo, hoje com 34 anos de idade, formada em Letras e em Artes Cênicas, está com outra obra publicada: “A Pequena Coreografia do Adeus”.


Como leitora classifico com 5 estrelas.



*é importante ressaltar a possibilidade de conter gatilhos para luto e abuso sexual.


Para comprar acesse o link:



13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page