top of page

Livros mais vendidos de 2021

Estamos em novembro de 2021 a um mês para o final do ano, e não é nenhuma novidade que tivemos títulos incríveis lançados este ano desde autores novos até autores mais estabelecidos na área, englobando diversas categorias e gêneros.

Segundo uma reportagem realizada pelo portal do g1, em agosto deste ano, tivemos um aumento de aproximadamente 50% em comparação com o mesmo período no ano passado. E este é um dado bastante importante, pois acredito que esta é uma preocupação de muitos: o consumo de livros e atividade de leitura diminuir com o decorrer dos anos.

Muito deste aumento pode se dar devido à internet e as redes sociais, é crescente o número de canais no youtube que abordam a temática “livros e leituras” e o termo “booktubers” vem se tornando cada vez mais popular entre os consumidores destes conteúdos, assim como os “booktoks”, com a popularização do tiktok vemos um público mais jovem consumindo cada vez mais livros e criando conteúdos com esta temática também.

Na Amazon, uma das maiores empresas de E-commerce, a venda de livros também vem crescendo, e segundo a própria plataforma de compras podemos ver um “ranking” dos mais vendidos até este momento. Listo aqui os primeiros dez títulos:



#1

Battle Royale


Escrito por Koushun Takam e traduzido por Jefferson José Teixeira com edição da Editora Alt. O interessante é que é um livro publicado em 1999, única obra do autor, que traz com ele polêmicas e distopias referente ao governo e jogos violentos entre jovens, tema que, inclusive, está bem em alta se formos pensar na série Round 6 da Netflix. Lendo a sinopse me lembrou Jogos Vorazes, e essa comparação foi bastante feita pelos consumidores também.







#2

O Homem mais rico da Babilônia


Categorizado pela própria Amazon como “Livros de Artes para Adolescentes” e “Autoajuda”, a obra de George S Clason foi publicada em 2017 pela Harper Collins e baseia -se nos “segredos de sucesso dos antigos babilônicos” e aborda “soluções” para os problemas financeiros e sobre multiplicar riquezas.









#3

Mais esperto que o Diabo: O mistério revelado da liberdade e do sucesso


O livro publicado pela Citadel Editora em 2014 traz uma entrevista do autor Napoleon Hill onde ele aborda “segredos” e curiosidades sobre o “Diabo” (???) pois é, parece que o próprio responde perguntas como “Qual a visão do Diabo sobre a energia sexual?” e é o nosso terceiro título de mais vendidos ...









#4

Do Mil ao Milhão. Sem Cortar o Cafezinho


O quarto título dos mais vendidos da Amazon, até o momento, é do autor Thiago Nigro e foi publicado pela Harper Collins em 2018. Thiago ensina aos leitores os três pilares para atingir a independência financeira: gastar bem, investir melhor e ganhar mais. Até agora o segundo livro sobre “finanças”.










#5

Mulheres que correm com os lobos


A obra de Clarissa Pinkola Estés aborda arquétipos das mulheres, e também sobre a “domesticação” da mulher moderna. É considerado um clássico dos estudos sobre o sagrado feminino e o feminismo. O livro é o primeiro de uma série de “longsellers” da editora Rocco a ganhar edição com novo projeto gráfico e capa dura. A publicação da primeira edição tem data de 2018 e o livro ficou um ano como um dos livros mais vendidos nos Estados Unidos. E está em primeiro na categoria “Psicanálise Saúde, Boa Forma e Dieta” da Amazon, até o momento.





#6

Talvez você deva conversar com alguém: Uma terapeuta, o terapeuta dela e a vida de todos nós


A obra de Lori Gottlieb, publicada pela editora Vestígio em 2020, aborda um combinado de histórias reunidas pela autora do best-seller que também é terapeuta, e convida o leitor a compreender as angústias, os medos, a culpa ou quaisquer outros sentimentos que nos causam desconforto e sofrimento.







#7

Os sete maridos de Evelyn Hugo


Não é novidade nenhuma que esse ano em específico a Taylor Jenkins Reid explodiu, seus títulos ficaram em alta durante todo o ano, e eu acharia muito estranho não ver nenhuma obra dela nesta lista de mais vendidos da Amazon. A editora Paralela publicou o título da autora em 2019 com tradução de Alexandre Boide e arte da capa de Joana Figueiredo.

Traz a história de Evelyn Hugo, estrela de Hollywood que sempre esteve sob os holofotes seja por polêmicas ou pela sua vida pessoal. Aos oitenta anos ela decide contar a sua “verdadeira história”, porém, somente se determinada jornalista, até então desconhecida, a entrevistasse, e ao decorrer da história se descobre uma conexão entre elas.






#8

A garota do lago


Este título esteve em alta nas vendas durante o ano todo praticamente, em parte porque desperta uma curiosidade nos que gostam de thriller, e me atrevo a dizer que em parte pelo seu preço que atualmente é R$10,00, mas que quando eu adquiri paguei R$8,00.

A editora Faro Editorial publicou esta obra do autor Charlie Donlea em 2017 e ela traz a história de uma estudante de direito que foi brutalmente assassinada e ninguém consegue desvendar o caso: quem a matou?

Muitos amaram e muitos odiaram, sim, pelas resenhas que eu vi sempre era no oito ou oitenta. Eu li e deixo aqui o sentimento que me trouxe: decepção. Poxa Charlie, por que tão obvio???




#9

As obras revolucionárias de George Orwell


O nono lugar da lista de mais vendidos da Amazon não é apenas para um título, e sim para um box com três clássicos de George Orwell publicados pela editora Principis: A Revolução dos Bichos, 1984, e Dentro da Baleia e Outros Ensaios.

E bom, George Orwell dispensa apresentações, leitura obrigatória. E fica uma dica para quem tem Kindle: consegui comprar as obras por valores simbólicos, tendo algumas que estavam disponíveis gratuitamente. Aproveitem!






#10

É Assim que Acaba


Acharia muito estranho se não tivesse nenhuma obra de Collen Hover entre os dez mais vendidos, assim como o sétimo lugar da lista, foi com certeza uma das autoras mais comentadas nas redes sociais neste ano.

Esta obra foi publicada pela editora Galera em 2018 e traduzida por Priscila Catão, que inclusive traduziu também outras obras de Hover.

Aborda temas delicados como violência doméstica e abuso psicológico e traz uma narrativa envolvente de força e escolhas difíceis que a personagem precisa fazer em sua trajetória.





Finalizo por aqui puxando uma reflexão: o que esses títulos podem ter em comum? Existe uma diversidade bastante grande entre as obras devido a ser uma lista geral, sem estar categorizada. Mas acredito que podemos olhar para alguns dos títulos, principalmente os primeiros colocados e nos perguntar o porque da escolha desses enredos pelos seus leitores. O que as pessoas tem buscado, e por quê?

Bom, é isso.

Até uma próxima.










5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page